logotipo
selo 30 anos

Era o fim do século 19 quando os primeiros italianos viajaram em direção às terras mais ao sul do mundo. Em 1875 muitos italianos estavam descontentes com o descaso do governo italiano com o povo do campo e a perigosa travessia do atlântico era motivada pela promessa de terras férteis na província riograndense. Um desses imigrantes chamava-se Marco Valduga e saíra do vilarejo Rovereto, uma pequena cidade ao norte do país da bota.


Junto à outras famílias italianas, Marco enfrentou inúmeras dificuldades. Através das trilhas abertas a facão, ele subiu a Serra Gaúcha até se estabelecer na região onde hoje ficam as cidades de Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves. Nessas terras altas plantaram seus parreirais, trigo e milho. Com muito suor e trabalho árduo, amparados por sua fé, aos poucos eles transformaram aquele lugar inóspito num pedaço da Itália e o chamaram de casa.


Já havia passado mais de 15 anos que os italianos haviam partido de sua terra natal quando em uma das colinas da Linha Leopoldina foi construído um sólido porão de pedra, que era utilizado como depósito na colheita das uvas. Em 1926, os imigrantes foram até a floresta, onde cortaram as árvores para construir um pavimento sobre esse porão. O lugar ficaria conhecido como Casa Madeira, quando mais precisamente, em 1992, a Casa Valduga adquire a propriedade com a promessa de manter seu patrimônio histórico.


Desde então, a Casa Madeira elabora produtos de excelência, com o objetivo principal de preservar o sabor natural dos ingredientes. Encantando os mais exigentes paladares com seus sucos de uva puros, geleias de diversos sabores, antepastos, cremes balsâmicos, molhos de pimenta, vinhos gastronômicos, chás gelados e muito mais: tudo idealizado e elaborado no coração do Vale dos Vinhedos.