As Relíquias da Terra
O Sonho dos Colonos

Era o fim do século 19 quando os primeiros italianos viajaram em direção às terras mais ao sul do mundo. Um desses imigrantes chama-se Marco Valduga e saíra de um vilarejo chamado Rovereto, uma cidade ao norte do país da bota. Em 1875 muitos italianos estavam descontentes com o descaso do governo italiano com o povo dos campos e a perigosa travessia do atlântico era motivada pela promessa de terras férteis na província riograndense.

A Terra Prometida

Junto à outras famílias italianas, Marco Valduga enfrentou inúmeras dificuldades. Através das trilhas abertas a facão, ele subiu a Serra Gaúcha até se estabelecer na região onde hoje ficam as cidades de Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves. Nessas terras altas plantaram seus parreirais, trigo e milho. Com muito suor e trabalho árduo, amparados por sua fé, aos poucos eles transformaram aquele lugar inóspito num pedaço da Itália e o chamaram de casa.

A Casa de Madeira

Já havia passado mais de 15 anos que os italianos haviam partido de sua terra natal quando em uma das colinas da Linha Leopoldina foi construído um sólido porão de pedra, que era utilizado como depósito na colheita das uvas. Em 1926, os imigrantes foram até a floresta, onde cortaram as árvores para construir um pavimento sobre esse porão. O lugar ficaria conhecido como Casa Madeira, quando mais precisamente, em 1992, a Casa Valduga adquire a propriedade com a promessa de manter seu patrimônio histórico.

As Relíquias da Serra

A terra do Vale dos Vinhedos tornou-se rica com o trabalho de décadas dos colonos. Desse solo fértil a Casa Madeira produziu relíquias. A primeira delas é o suco de uva integral dos 40 hectares de cepas americanas que restaram após a conversão dos vinhedos para as europeias, cultivadas até hoje. Aos paladares mais exigentes do mundo, a segunda relíquia são as compotas artesanais: geleias de diversos sabores, antepastos, cremes balsâmicos e molhos de pimenta. Por fim, a terceira relíquia, os chás gelados que nascem nos campos da serra e refrescam os dias mais quentes com muito sabor.